Catarata
O QUE É ?
Catarata é a perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.
VISÃO NORMAL
COM CATARATA
EXISTE ALGUM TRATAMENTO CLÍNICO?
Não, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia.
EM QUE CONSISTE A CIRURGIA DE CATARATA?
Consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) e é denominada facectomia com implante de lente intraocular.
DEVO OPERAR OS DOIS OLHOS SIMULTANEAMENTE OU UM DE CADA VEZ?
Existe, de um modo geral, um consenso de se evitar a realização da cirurgia de catarata bilateral simultânea.
QUE TIPO DE ANESTESIA É USADA NA CIRURGIA DE CATARATA?
A anestesia é local e sempre realizada por profissional habilitado, médico anestesista, que também é o responsável pelo acompanhamento clínico do paciente durante o procedimento, com monitorização cardíaca e oximetria de pulso ao longo da cirurgia.
QUAL É A MELHOR LENTE INTRAOCULAR DISPONÍVEL ATUALMENTE?
O oftalmologista saberá indicar o melhor tipo de lente intraocular para cada caso.
COMO POSSO SABER SE O MÉDICO QUE IRÁ ME OPERAR ESTÁ REALMENTE QUALIFICADO?
O primeiro passo é saber se o cirurgião é de fato um especialista nesta área. Para isso, é possível consultar a lista de membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa (BRASCRS) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
APÓS A CIRURGIA É PRECISO USAR ÓCULOS?
É necessário entender a diferença entre independência dos óculos e eliminação total do grau. Mesmo com independência, pode haver necessidade de utilização de óculos para determinadas atividades. Além disso, características pessoais, oculares e das lentes intraoculares recomendadas para cada situação interferirão na maior ou menor independência dos óculos.
MÉDICO RESPONSÁVEL
Dr. Ronaldo Figueiredo Gomes de Carvalho CRM 52 57468-5