A retinografia é o exame responsável por observar, fotografar e registrar as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos, permitindo uma documentação fotográfica que poderá ser usada posteriormente para comparação e análise da evolução de doenças oculares.
A retinografia é feita através de um equipamento chamado retinógrafo, uma espécie de câmera que capta imagens em detalhes do olho e transfere para um computador. O oftalmologista seleciona as melhores imagens e imprime o resultado junto com o laudo.
É utilizado para estudo de tumores oculares, estudo do nervo óptico, diagnóstico e acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, distrofias retinianas, diabetes e hipertensão arterial.
Existem 2 modalidades de retinografia, simples e panorâmica.
A simples consiste em, como já pontuamos, observar e registrar fotografias em alta definição da retina, do nervo óptico e do fundo do olho, fazendo uma documentação fotográfica e possibilitando um acompanhamento de possíveis lesões no nervo óptico.
Já a retinografia panorâmica diferencia-se na utilização de aparelhos mais sofisticados, com recursos que possibilitam imagens panorâmicas e, naturalmente, o aumento do campo de visão do globo ocular.
Para realizá-la, o exame utiliza, além dos filtros especiais, um contraste chamado fluoresceína. Isso permite um estudo mais detalhado das estruturas do fundo do olho.
Aqui na clínica nós utilizamos o retinógrafo portátil EYER da Phelcom.
Com o Eyer é possível realizar exames de retina em qualquer local sem a necessidade de usar colírios para a dilatação da pupila proporcionando mais conforto ao paciente e rapidez no exame.
Além disso conta com campo visual de mais de 100 graus, que possui pontos de fixação interna que auxiliam na captura e geração das panorâmicas.
Na foto, nosso oftalmologista Dr. Evandro Araújo realizando uma retinografia.
O exame não é invasivo e é indolor.
Ligue e marque agora mesmo sua consulta com um de nossos oftalmologistas.
Comments