O pterígio ou “carne no olho” é uma doença ocular que se caracteriza pelo aparecimento de uma membrana que surge geralmente do canto do olho em direção ao centro, podendo atingir a pupila. Apesar de ser considerado um tumor, é benigno, indolor e possui tratamento.
O pterígio surge em pacientes que sofreram ou sofrem grande exposição ao sol, vento, poeira, poluição e em pacientes com olho seco. É mais comum em pessoas de 20 a 40 anos, principalmente em homens.
Os principais sintomas de pacientes portadores de pterígio são visão turva, coceira, olho vermelho, sensação de ardência e corpo estranho, fotofobia e lacrimejamento. Em alguns casos mais severos é possível que o pterígio afete a visão causando um alto astigmatismo.
O pterígio pode ser tratado com colírios anti-inflamatórios e em casos mais graves é necessária intervenção cirúrgica. O médico oftalmologista irá lhe indicar o melhor tratamento.
É possível evitar o surgimento do pterígio tomando medidas simples e importantes para sua saúde ocular. Evite longa exposição aos raios UV, use óculos escuros que tenham proteção 100% UV e mantenha sempre seus olhos lubrificados.
Em caso do surgimento de algum dos sintomas relacionados acima, procure um oftalmologista.
Comments